Instituto Hera

Notícias Hera

Voltar

Endometriose: diagnóstico e tratamento

Publicado em: 13.12.2013

Para entender o que é endometriose, é importante entender o que é endométrio. O endométrio é a camada que fica dentro do útero, que fica mais espessa no período da ovulação, e que descama e é renovada durante a menstruação. A endometriose é o achado deste tecido, o endométrio, em outra localização, fora da camada interna do útero.

Pode ser chamada de adenomiose, quando está dentro da musculatura do útero ou endometrioma, quando forma um cisto com conteúdo espesso no ovário.

Ela acomete mulheres em idade fértil, mas não se sabe a causa exata. Existe uma teoria, da “menstruação retrógrada”, na qual uma parte do sangue durante a menstruação refluiria pelas tubas uterinas, e as células se implantariam em lugares diversos, fora do útero.

 

Os sintomas mais frequentes são:

 

  • Cólica menstrual intensa (antes ou durante a menstruação)
  • Dor pélvica crônica
  • Dor após ou durante ato sexual
  • Infertilidade
  • Sintomas intestinais cíclicos, como diarreia, sangramentos e dor
  • Problemas urinários diversos, como urinar em excesso, sangramentos e dor

 

Diagnóstico

Para ser feito o diagnóstico, o ginecologista tem que pensar nesta hipótese nos casos de infertilidade, sem outra causa aparente. O diagnóstico de certeza é feito com cirurgia, a videolaparoscopia, quando os focos de doença são encontrados e cauterizados. Entretanto, o diagnóstico pode ser inferido por exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética (geralmente solicitados quando os sintomas são intensos) e com alguns marcadores que podem ser pesquisados através de exames de sangue, porém não tem uma sensibilidade relevante no diagnóstico.

Tratamento

O tratamento depende do desejo de gestação, da intensidade dos sintomas e da idade da paciente, e deve ser individualizado, não havendo uma regra a ser seguida. As opções terapêuticas são inumeras, e deve ser escolhida pela paciente, após ser esclarecida.

Nos casos em que a doença é descoberta devido a queixa de infertilidade, a cirurgia de endometriose pode aumentar as chances de gestação nestas mulheres. Caso após a cirurgia, ou quando a endometriose é grave, podem ser realizados tratamentos de fertilização assistida, como indução de ovulação, inseminação intra-uterina ou, em casos avançados, a fertlização in vitro. A própria gestação é um excelente tratamento para a endometriose!

Quando não existe um desejo imediato de gestação, o tratamento consiste em bloquear a menstruação por pelo menos um ano. Sem o estimulo hormonal, os focos deste tecido fora do útero tende a atrofiar e sumir.

O bloqueio pode ser realizado com anticoncepcional de uso continuo, via oral, injetável, uso de dispositivo intra-uterino com liberação de hormonio (levonorgestrel). Hoje existe um medicamento liberado pela Anvisa, à base de progesterona (dienogeste), específico para o tratamento da endometriose.

Em alguns casos, em geral mais graves e com falha no tratamento clinico medicamentoso, pode ser necessário a remoção de partes de órgãos como útero, ovários, tubas ou de porções do intestino. A excisão total de todas as lesões visíveis e palpáveis da doença traz melhora significativa da dor pélvica e da fertilidade.

O melhor tratamento é o individualizado! Uma avaliação multidisciplinar, com auxilio de fisioterapeuta e nutricionista, e a realização de atividade física regular são muito importantes!

 


Voltar