Instituto Hera

Tire suas dúvidas

Nós te ajudamos com suas dúvidas sobre a clínica!

Nós temos recebido muitas dúvidas e pedidos de esclarecimentos sobre saúde pelo site. Nos sentimos privilegiados com esta procura e pela confiança depositada em nós. Entretanto, como este meio não se preza a substituir uma consulta médica, entendemos que as dúvidas devem ser tiradas diretamente com especialistas.

Vamos deixar publicadas aqui alguma dúvidas gerais, que já foram respondidas anteriormente, a respeito de assuntos diversos. 

Manteremos este meio de comunicação aberto para dúvidas a respeito da clínica, ou dos profissionais atuantes, assim como para comentários e sugestões.

FLUCONASOL ALTERA RESULTADO DE PAPANICOLAU?TOMEI 1 DOIS DIAS ANTES DO EXAME - Ver a resposta ↓

Não, o uso do fluconazol não altera o resultado do seu exame.

Entretanto, estar com alguma infecção vaginal pode alterar o resultado, sim.

Boa noite. Doutor gostaria de saber com quanto tempo depois da relação posso saber se estou gravida e q exame fazer? Pois tive relação no perildo fertil. - Ver a resposta ↓

Olá, a orientação geral é ter apresentado atraso menstrual. 
O teste sanguíneo pode detectar gestação antes de ocorrer o atraso menstrual, mas pode haver um erro no exame (ele ser um FALSO NEGATIVO), se for feito muito precocemente.

minha namorada toma anticoncepcional Diane 35, no dia 25 de novembro ela se vacinou contra o sarampo,a risco de corta o efeito da pilula? - Ver a resposta ↓

As vacinas de maneira geral não interferem na eficácia do anticoncepcional. 
Att

Olá, ao esquecer de tomar uma pilula da cartela, existe uma estimativa ou deduçao de quantos dias apos o esquecimento a mulher poderia eventualmente ovular? a semana que ocorre o esquecimento tambem influencia? - Ver a resposta ↓

Muito pertinente sua pergunta!!Alguns estudos avaliaram esta sua pergunta, sobre uma ovulação inesperada em usuária de contraceptivo oral. Isto pode acontecer com maior frequência se a mulher deixar de tomar alguma pílula durante a terceira semana, ou seja, a semana imediatamente anterior ao intervalo de sete dias em que não há ingestão de hormônio, ou se a mulher demorar a iniciar a próxima cartela de pílulas
Uma análise dos resultados desses estudos, além de observações sobre a ingestão de pílulas e dos casos em que as pílulas fracassaram, permite chegar às seguintes conclusões:

  • Algumas mulheres têm biologicamente maior probabilidade de engravidar que outras. Estas mulheres atingem os níveis hormonais normais durante o intervalo em que não há consumo de hormônio com maior rapidez, assim, aumentam seus riscos quando deixam de tomar mesmo um número reduzido de pílulas em qualquer fase do intervalo sem hormônio. 
  • Apesar das mulheres apresentarem uma função hormonal normal pré-ovulação durante o intervalo de sete dias em que não ingerem hormônios (intervalo do contraceptivo), isto não compromete a eficácia da pílula. Não há indícios de que os níveis hormonais se elevem o suficiente para permitir a ovulação, o muco cervical continua espesso e o revestimento do útero (endométrio) permanece delgado durante todos os 7 dias sem hormônio.

Em resumo:O risco varia para cada mulher, porém o intervalo de maior risco para esquecimento é no inicio da cartela e na terceira semana...  mesmo o esquecimento de 1 comprimido pode ocasionar um estimulo para desenvolvimento de folículos. 

Portanto use regularmente seu contraceptivo, e caso esqueça algum dia, ou atrase mais de 12 h a ingestão, use condo como método adicional. 

O horario de verão pode interferir em algo na pilula? - Ver a resposta ↓

Não... Alterar o horário da tomada do contraceptivo em 1 hora, não compromete a eficácia do método. O que não deve ocorrer é o uso aleatório ao longo do dia, como rotina.

Olá, gostaria de saber as caracteristicas do colo do útero durante o ciclo menstrual. Obrigada - Ver a resposta ↓

A maior alteracao do colo do útero durante o ciclo menstrual, não é bem no colo do útero, e sim o muco cervical, que muda de cor e espessura de acordo com as diferentes fases do ciclo menstrual. Por exemplo, durante o ovulacao, ele parece uma clara de ovo, filiforme, ou seja, ele parece uma estrutura alongada. 
O colo do útero em si, pode apresentar alterações na junção escamo-colunar, que é a transição da parte "externa" do colo, para a parte "interna" do colo, que pode ficar mais ou menos evidente. Por exemplo, na gravidez, esta junção fica mais evidente, enquanto na pos menopausa, essa junção muitas vezes não é visualizada, por estar dentro do canal cervical (dentro do colo do útero). 
Atenciosamente

Olá, tenho um seio muito maior que o outro e ainda nao procurei nenhum médico para falar a respeito .... tenho 20 anos, sera que ainda há tempo dos seios crescerem e igualarem o tamanho? Nessa situação qual médico devo procurar? Grata ! - Ver a resposta ↓

Obrigada pelo contato. No caso de mamas de volume assimétrico, dificilmente vai haver crescimento após os 20 anos. Claro, isso depende da idade que menstruou, se usa ou não anticoncepcional, e se ja engravidou. Nestas situações, pode haver aumento do volume mamário, mas o mais provável é que a assimetria se mantenha. Neste caso, você deve procurar um cirurgião plástico, e avaliar cirurgia plástica de simetrização das suas mamas ( mamoplastia redutora da mama maior e/ou mamoplastia de aumento da mama menor).

Ficar muitos meses sem menstruação ex; 5 meses, pode ser indicativo de alguma anormalidade? - Ver a resposta ↓

Caso vc nao esteja usando nenhum método contraceptivo, ate 3 meses sem menstruar é normal. Além deste período, deve ser investigado.
Caso esteja usando um contraceptivo continuo, sem comprimidos de placebo, é normal ficar sem menstruar.
Marque uma consulta com um ginecologista.

O que poderia se caracterizar uma menstruaçao normal? em todos os aspectos como quantidade, duraçao, caracteristicas do sangue, mesmo com alteraçoes de pessoa para pessoa? - Ver a resposta ↓

Excelente pergunta!

Na verdade, isso é muito dificil de caracterizar, e cada referencia bibliográfica que usarmos vai quantificar de maneira um pouco diferente.
Podemos considerar o ciclo menstrual normal, quando vem a menstruação em um intervalo de 21 a 45 dias (o mais comum é a cada 28 dias), com duração de 2-7 dias em média, e com um volume aproximado de 10-80 ml (com média de 40 ml), de sangue vivo.
Pode acontecer o spotting, ou escape menstrual, que é a perda de pequena quantidade de sangue, no meio do ciclo, em geral manifestada por um sangramento em borra de café.

Como o ciclo menstrual é mediado por diversos hormonios, é normal que haja uma variação mês a mês, e que nao seja fixo.

Os profissionais do Instituto Hera atendem aos sábados? - Ver a resposta ↓

Infelizmente a Clinica não abre aos sabados. Caso seu interesse seja em fisioterapia, ou em nutricionista, estas profissionais eventualmente atendem em outros horários.

Gostaria de saber se tenho que comparecer ao local para agendamento de consulta, ou se posso marcar pela internet, com o numnero do meu cartão da Unimed? - Ver a resposta ↓

Ola, o agendamento é feito pelos telefones 3342-4772 ou 3342-4484, de segunda a sexta feira, das 7:30 as 18 horas. Não abrimos aos finais de semana, e infelizmente não fazemos agendamento pela internet.

Gostaria de sabre se é possivel desobstruir as trompas? - Ver a resposta ↓

Dependendo do motivo da obstrução, pode ser tentada a desobstrução por videolaparoscopia (se a obstrução for causada, por exemplo, por aderencias).

Caso a obstrução seja pós procedimento cirurgico (por exemplo, pós laqueadura tubarea), existe uma cirurgia especifica, para realização da re-anastomose tubarea, que alguns médicos estão aptos a realizar.

O ideal é agendar uma consulta para que seu caso seja avaliado pelo ginecologista, a fim de avaliar se há ou não indicação de cirurgia.

Prolonguei o uso do anticoncepcional para realizar o exame papanicolaou por que estava proximo a dada da menstruação. Isso pode alterar o resultado do exame? - Ver a resposta ↓

Não, o uso de 2 cartelas na sequencia não altera o resultado do exame de papanicolau. Caso você tenha feito o exame, e tenha vindo alguma alteração, você deve consultar seu médico para orientações.

Estou tentando engravidar. Quanto tempo pode demorar? - Ver a resposta ↓

É normal demorar até 12 meses para engravidar, tendo relações completas e frequentes, sem uso de método contraceptivo. Após este prazo, é indicado que procure seu ginecologista para investigação de fatores de infertilidade. Neste caso, tanto a mulher quanto o homem devem ser investigados.

Como utilizar o método "tabelinha"? - Ver a resposta ↓

Atenção: o método conhecido como "tabelinha" é utilizado como método comportamental de anticoncepção, evitando-se relações sexuais durante o período fertil. Porém é um método que pode ser utilizado preferencialmente para mulheres com ciclos menstruais regulares, e ele tem uma taxa de falha alta. 

  • Antes de utilizar este método, a mulher deve registrar o número de dias de cada ciclo menstrual durante, pelo menos 6 meses.
  • o primeiro dia da menstruação é sempre o dia 1
  • o ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação, e termina no último dia antes da menstruação seguinte.
  • deve-se subtrair 18 do período menstrual mais curto = estimando assim o primeiro dia do período fertil.
  • em seguida, deve subtrair 11 da duração do seu ciclo mais longo = corresponde ao ultimo dia do periodo fertil
  • O casal deve evitar relações sexuais durante este periodo.

Exemplo: Se o ciclo menstrual variou de 26 a 32 dias durante o registro

  • ciclo mais curto: 26-18 = 8
  • ciclo mais longo: 32-11= 21
  • conclusão: evitar relações do dia 8 ao dia 21 do ciclo (período fertil)
  • pode ter relações a partir do dia 22

IMPORTANTE:

  • se apresentar ciclos mais longos ou mais curtos, 2 ou + vezes no ano = refazer os cálculos
  • esse método requer anotação contínua dos ciclos menstruais
  • em geral: uma variaÇão superior a 6 dias entre os ciclos deve evitar este método
  • o periodo de abstinencia pode ser de 16 dias ou mais.

fale com seu ginecologista a respeito!

Estou gestante… até quando posso viajar de avião? E de carro? - Ver a resposta ↓

Viagem de avião

A recomendação médica é que você viaje de avião até o setimo mês de gestação (ou aproximadamente 32 semanas). Só deve haver uma maior restrição caso você tenha alguma restrição específica, como sangramento vaginal, hipertensão, diabetes, ou antecedente de parto anterior prematuro. 

Importante ressaltar que as regras variam de acordo com a companhia aérea. Por exemplo: GOL e TAM, exigem um atestado médico para as gestantes entre 28 - 36 semanas, porém a Azul só exige o mesmo atestado a partir de 36 semanas. Confira na companhia aérea que você pretende utilizar, quais as regras especificas. A partir de 37 semanas, a GOL exige que a gestante esteja acompanhada do médico responsável, já a TAM solicita que o médico preencha um formulário eletronico "MEDIF"e envie para a cia aérea até 72 h antes do voo. A Azul, exige apenas um atestado médico a partir de 36 semanas.

DICAS:

  • reserve assentos próximos ao banheiro, para facilitar a locomoção;
  • caminhe a intervalos regulares a fim de evitar tromboses;
  • use meias elásticas compressivas;
  • coloque o cinto de segurança abaixo da barriga.

Viagem de carro:

Não há contra-indicação. Recomenda-se que:

  • a partir de 32 semanas, a gestante não seja a condutora do veículo, e sim a passageira;
  • utilize o cinto de segurança de 3 pontas;
  • faça uma pausa a cada 60 min para caminhar
  • se tiver previsão de transito: levar água e comida. 
  • ter sempre em mãos um aparelho celular
  • no caso de urgência: procurar atendimento médico na cidade do caminho para o destino.

SEMPRE:

  • andar com o cartão pre natal
  • carregar consigo a carteirinha do convênio, documentos pessoais, etc, 
  • discutir com seu médico as opções!
Preciso agendar uma consulta com ginecologista seria a minha primeira consulta nessa caso é aceito o.convênio da Unimed? Como faco pra agendar uma consulta? Obrigada - Ver a resposta ↓

Ola; Nós temos 4 ginecologistas na clinica! Para agendamentos, ligar nos telefones 3342-4772 ou 3342-4484. Os 4 ginecologistas do Instituto atendem o convênio UNIMED.

Aguardamos sua ligação

Olá, gostaria de saber se remédio para tireóide ou antibiótico pode interferir na eficacia do meu anticoncepcional - Ver a resposta ↓

O uso de antibiótico pode alterar a absorção do anticoncepcional... Você deve utilizar método combinado, anticoncepcional + condom, até o final deste ciclo.
O remedio para a tireóide é de uso continuo, e nao interfere na absorção ou eficácia do seu anticoncepcional.

Olá, quais são os riscos de uma cirurgia plástica (silicone)? - Ver a resposta ↓

As complicações de uma cirurgia como esta sao possíveis, porém nao são freqüentes. Procure um cirurgião experiente e membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica! 

Rejeição da prótese 

Acontece normalmente a formação de uma capsula em volta do silicone. Essa membrana não causa prejuízos à saúde, mas pode se contrair (contratura capsular) e o seio fica mais firme ao toque. Nos casos mais graves, pode haver deformação, com o seio em forma mais arredondada do que o normal.  Pode ser necessária uma nova cirurgia para correção deste problema. 

Rompimento da prótese 

A prótese pode romper. Caso isso ocorra, a viscosidade do silicone impede que ele se espalhe e o gel acaba retido na própria prótese. Isso pode aumentar o risco de contratura capsular. O risco de rompimento aumenta em algumas situações: durante a própria cirurgia, devido a algum trauma ou infecção. 


Abertura da incisão cirúrgica 

Em alguns casos, pode ocorrer a abertura da ferida operatória, chamada deiscência. Isso pode estar relacionado ao surgimento de infecção, ausência de alimentação balanceada ou subnutrição e tensão exagerada sobre a ferida (provocada por excesso de esforço ou falta de repouso, por exemplo). 
A cicatrização também depende de cada indivíduo, e da propensão ou não a ter cicatrizes hipertróficas (grossas), hipercrômicas (escuras), ou mesmo quelóides. 


Flacidez e estrias 

Caso a qualidade da pele na região dos seios esteja comprometida (falta de elasticidade da pele), pode surgir flacidez após a cirurgia - a pele não sustenta o volume enxertado com a prótese e cede. Além disso, há o risco de formação de estrias, caso a pele esteja com a elasticidade comprometida. 


Alteração da sensibilidade 

Pode ocorrer falta ou excesso de sensibilidade na região da cirurgia. A cirurgia envolve corte e eventual ruptura de nervos responsáveis pela sensibilidade táctil. Essa sensação pode ser percebida transitoriamente, e a sensibilidade volta ao normal. 


Infecção 

A chance de infecção reduz drasticamente com a assepsia correta e o uso preventivo de antibiótico. Em casos mais graves, caracterizados por sinais de infecção locais e globais intensos, como edema, febre, vermelhidão, pode haver necessidade de retirar a prótese. Se isso acontecer, deve ser feito tratamento com antibióticos e, depois que a infecção for curada, a prótese pode ser colocada novamente.  


Inchaço e dor 

A dor após o implante de silicone existe, e costuma ser mais intensa com implantes submusculares ( e não subglandulares). A sensibilidade dolorosa varia de pessoa para pessoa.
O inchaço, que acontece em função da manipulação cirúrgica, está sempre presente e costuma melhorar um mês após a cirurgia.  

Bom dia eu acho que sofro de Vaginismo, vocês tratam esse tipo de doença? como devo preceder? Fico no aguardo da resposta obrigada - Ver a resposta ↓

Os sintomas do vaginismo são variados, e se você tem alguma queixa que se correlacionou com este diagnóstico, é importante passar por uma avaliação fisioterapêutica. Nela, conversaremos e você terá a oportunidade de sanar todas as suas dúvidas, bem como decidir sobre os caminhos do tratamento, que na maior parte das vezes é curativo. Agende uma avaliação no número 3342-4772 ou 3342-4484 com a fisioterapeuta Marcela Bardin, que é especialista neste tema. Leia mais sobre o vaginismo no texto publicado no site.

ola, tenho uma duvida, tomo anticoncepcional há muito tempo e ontem uma hora apos a tomada tive uma dor de barriga e fiz fezes liquidas, porem somente uma vez. como devo proceder? isso é o suficiente para cortar o efeito da pilula? - Ver a resposta ↓

Fique tranquila, que apenas um único episódio de diarreia, uma hora após a tomada do anticoncepcional, não compromete seu efeito.Apenas uma diarréia intensa e persistente poderia alterar a absorção do comprimido.Caso, apesar desta orientação, fique insegura em não realizar uma proteção adicional, a orientação é usar condom até o término desta cartela. Não há necessidade de ingestão de novo comprimido, nem uso de contracepção de emergencia.

Qual a maneira mais segura de se alterar o horario de tomada do anticoncepcional? - Ver a resposta ↓

O melhor momento para alterar o horário da tomada do anticoncepcional é na troca de cartela (no inicio da nova cartela), sem perda de eficácia do método.

Qual exame detecta a endometriose? - Ver a resposta ↓

A endometriose é uma doença na qual podemos inferir o diagnóstico a partir das queixas clinicas, podemos realizar exames que auxiliam no diagnóstico, como ultrassonografia e ressonancia magnética, mas o diagnóstico de certeza é feito com cirurgia, a laparoscopia. Como cada caso deve ser individualizado, para maiores informações é,  interessante que marque uma consulta, traga seus exames, para avaliação.

Tenho duvidas quanto a que tipo de anticoncepcional usar. Agendando uma consulta consigo esse tipo de informação? - Ver a resposta ↓

Nos temos uma equipe de ginecologistas preparados para te ajudar com qualquer queixa relacionada a parte ginecológica.

Caso queira ler a respeito dos diversos tipos de métodos contraceptivos, temos uma matéria publicada na área de "noticias" no nosso site.
Agende uma consulta para tirar suas duvidas! Estamos a sua disposicao.

É muito doloroso o exame de histerocopia? - Ver a resposta ↓

Obrigada pelo seu contato. Realizamos o exame de histeroscopia em centro cirurgico intra hospitalar (internacao e alta no mesmo dia), sob anestesia (raquianestesia ou sedacao, opcao realizada pelo próprio anestesista após avaliação de cada paciente).
Portanto este é um procedimento indolor, podendo ocorrer uma cólica leve após, que cede com analgésicos e anti-espasmódicos.

Gostaria de saber mais sobre o tratamento de clareamento vaginal - Ver a resposta ↓

O clareamento vaginal tem o objetivo de melhorar o aspecto da pele da área genital, clareando e aumentando o aspecto jovem da região.
Para se ter um resultado satisfatório, são necessárias pelo menos 4 sessões de aplicação. As aplicações são feitas em consultório com duração de 30 minutos cada uma, em um intervalo de 15 dias de uma a outra.

Doutor, quais vacinas devo tomar durante a gestação? - Ver a resposta ↓

Essa é uma pergunta muito importante, pois são poucas as vacinas que podem ser aplicadas durante a gestação. Neste período, podem ser aplicadas as vacinas anti-tetânica (dupla adulto), contra a hepatite B e contra a Influenza. Sempre procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa e atualize seu cartão vacinal! A seguir mostramos os esquemas de vacinação para a gestante.

  • Primeira Visita: Dupla adulto dT (1) e Hepatite B (2)- primeira dose de cada
  • Segunda Visita (2 meses após a primeira visita): Dupla adulto e Hepatite B- segunda dose de cada
  • Terceira Visita (6 meses após a primeira visita): Dupla adulto e Hepatite B- terceira dose de cada
  • Em qualquer fase da gestação: Influenza (3)
  • A cada 10 anos: Dupla adulto (reforço)

Caso a gestante apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, é suficiente completar o esquema já iniciado.

1. Dupla adulto dT:  

Em caso de gravidez e na profilaxia do tétano após alguns tipos de ferimento o intervalo para reforço, previsto a cada dez anos, deve-se reduzir para cinco anos. 

  • Reforços a cada 10 anos da 3ª dose por toda a vida. 
  • O intervalo mínimo é de 30 dias entre a 1ª e a 2ª doses. 
  • Para prevenção do tétano neonatal é importante que a gestante receba pelo menos 2 doses de vacina dupla adulto.

2. Hepatite B:

O intervalo mínimo entre a segunda e a terceira dose é de dois meses desde que o intervalo de tempo decorrido entre a primeira e terceira dose seja, no mínimo, de 

quatro meses.

  • É importante manter o esquema adotado no calendário da vacina Hepatite B da gestante porque é melhor para ela. 
  • Não devemos apressar o esquema vacinal da Hepatite B utilizando intervalos mínimos no agendamento, pensando assim em conseguir realizar o esquema completo durante o período gestacional. Na verdade é mais uma oportunidade de incluir um novo grupo de pessoas com direito em receber a vacina na rede pública. 
  • Utilizar os intervalos mínimos nas gestantes em que falta completar o esquema vacinal, porque elas já receberam e comprovaram a aplicação da vacina anteriormente. 

3. Influenza

Disponível na rede pública nos meses de outono/inverno (aplicada até o mês de outubro).

Meu médico fala comigo em semanas de gestação... mas queria saber com quantos MESES estou. - Ver a resposta ↓

Essa pergunta é extramente comum, pois na linguagem popular as pessoas contam a gestação em meses e não em semanas, o que gera bastante confusão entre as pacientes. A seguir mostramos as correlações de idade gestacional das semanas em meses. 

  • de 1 a 4 semanas e meia = 1 mês de gravidez 
  • de 4 semanas e meia a 9 semanas = 2 meses de gravidez 
  • de 9 semanas a 13 semanas e 2 dias = 3 meses de gravidez 
  • de 13 semanas e dois dias a 17 semanas e 5 dias = 4 meses de gravidez 
  • de 17 semanas e 5 dias a 22 semanas e 1 dias = 5 meses de gravidez 
  • de 22 semanas e 1 dia a 26 semanas e 4 dias = 6 meses de gravidez 
  • de 26 semanas e 4 dias a 31 semanas = 7 meses de gravidez 
  • de 31 semanas a 35 semanas meia = 8 meses de gravidez 
  • de 35 semanas e meia a 40 semanas = 9 meses gravidez 
Meu médico me disse que tenho uma ferida no colo do útero. O que é isso? - Ver a resposta ↓

Em primeiro lugar, você precisa ser examinada e, neste exame, será colhido seu exame de Papanicolau. Mulheres jovens, principalmente as usuárias de pílula anticoncepcional, apresentam, em seu colo uterino, uma área visível, de coloração mais avermelhada, chamada zona de transformação. Isso não é um machucado! E também não necessita de tratamento, a não ser que você tenha sangramento após as relações sexuais. Neste caso, pode ser realizada uma cauterização.

O resultado do meu exame de Papanicolau mostrou "alterações celulares inflamatórias". Isso é grave? - Ver a resposta ↓

Esse resultado indica que seu exame está normal! As células do colo do útero estão em constante regeneração e isso leva a um processo inflamatório local, o que não indica que você tenha alguma doença.

O que devo fazer se uso anticoncepcional contínuo e apresentar uma menstruação? - Ver a resposta ↓

A mulher que usa anticoncepcional contínuo nao deve apresentar fluxo menstrual regular. Caso aconteça um sangramento irregular e frequente (comumente chamado se “spotting”), o anticoncepcional deve ser interrompido, deve-se esperar a próxima menstruação, e então iniciar uma nova a cartela. O sangramento não indica falha do método, mas se houver a necessidade deste periodo de pausa para interromper o sangramento irregular, é recomendável uso de condom como método combinado.